27 agosto 2013

FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITISMO

O que é Física Quântica? 
O que é Espiritismo? 
O que uma coisa tem a ver com a outra? 
Tentaremos tirar algumas dessas dúvidas de maneira mais simples.
Foi o cientista e físico Max Planck que introduziu os primeiros conceitos a respeito da Física Quântica, no final do século 19, e hoje bastante desenvolvidos.
Por muitos séculos predominou a chamada Física clássica, Newtoniana, (do físico Isaac Newton), Mecanicista, que, por muitos séculos considerou a matéria como única expressão da verdade física, e os átomos, como corpúsculos materiais indivisíveis, ou seja, como a menor expressão da própria matéria.
Tudo isto foi se alterando com o tempo e com as pesquisas científicas, principalmente a partir da segunda metade do século, que foram mostrando serem os átomos formados por corpúsculos menores ainda, ou seja, um núcleo interior ao átomo, núcleo que, por sua vez, também tem seus componentes, como os prótons e nêutrons, além dos elétrons, que gravitam em torno desse núcleo, á semelhança das órbitas dos astros.
O que aqui queremos e devemos ressaltar é a realidade da existência dos imensos espaços intra-atômicos, dentro dos átomos portanto, que conferem natureza rarefeita á matéria, formada mais de espaços que de corpúsculos materiais propriamente ditos, a ponto de os próprios físicos atuais chegarem a dizer que, na realidade, a matéria não existe, ou seja, tudo são ondas e energias materiais sutis, conhecimentos que deram origem tanto á Física Quântica, quanto á Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, no decorrer do século 20.
Por isso se diz que se pudéssemos espremer ou condensar toda a matéria que constitui uma casa comum, por exemplo, anulando os espaços intra-atômicos, esta casa, caberia dentro de um dedal, desses usados pelas costureiras no dedo.
A Física Quântica trabalha em cima da ideia de que tudo no Universo são ondas e energias de natureza material, mais condensada ou menos condensada. Ora, tais conhecimentos se identificam com aquilo que o Espiritismo sempre ensinou.
O planeta que habitamos, a Terra, é formado por energias materiais muito condensadas, razão pela qual a matéria aqui se apresenta dura, pesada, densa.
Massa material e energia, no entanto se correspondem na mesma realidade física, demonstradas pela equação do físico já citado, o Albert Einstein – : E=m.c2 ( energia é igual á massa, multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado).
A matéria Universal portanto se expressa em infinitas dimensões, como a Ciência está provando, e, corresponde exatamente ao que Allan Kardec afirma nos primeiros capítulos de “O Livro dos Espíritos”, obra básica do Espiritismo, lançada na França em 18 de abril de 1857, obra que deu origem ao Espiritismo.
Mais uma vez vemos teses dessa doutrina, lançadas no século 19 por Allan Kardec, serem confirmadas por pesquisas científicas atuais, dos séculos 20 e 21.
Allan Kardec dava real valor á ciência séria e legítima, e Léon Dennis, seu ilustre continuador, afirmava : “O Espiritismo será científico ou perecerá”.
A Física Quântica refere-se aos “quanta”, que são as unidades (plural) dessa energia material. Ela tem se expressado de modo semelhante ás afirmações científicas do Espiritismo, bem como aos resultados das investigações de inúmeros investigadores do passado recente, como Sir Willian Crookes e Oliver Lodge, na Inglaterra, Ernesto Bozzano e Imoda, na Itália, Scherenk Notzing e J.K. Friedrich Zollner, na Alemanha, no século 19, bem como pesquisadores atuais, como Hernani Guimarães Andrade, no Brasil, Yan Stevenson nos EEUU, o físico indiano e professor na Universidade de Oregon nos EEUU, Amit Goswami, todos dos séculos 20 e 21, além de livros mediúnicos entre eles o “Evolução em Dois Mundos” e “Mecanismos da Mediunidade”, do médico André Luiz, recebidos pelo médium Chico Xavier, com referências claras a respeito dessas sutilezas da ciência, mas exigindo determinados conhecimentos científicos para serem bem compreendidos.
Espiritismo e Física Quântica portanto são aspectos importantes da grande verdade que todos procuramos, verdade que, nas palavras de Jesus, nos libertará.
O futuro próximo nos trará oportunas realizações no campo material, mas, principalmente, no extraordinário e ainda pouco conhecido, campo espiritual, que Allan Kardec, e tantos outros mensageiros de Jesus, felizmente, abriram e fecundaram aqui na Terra, escola abençoada do espírito, mas que ainda tem muito que progredir.


Ciro Francisco Amantéa



26 agosto 2013

A FÍSICA QUÂNTICA E O ESPIRITISMO

O Físico Amit Goswami escreveu um livro onde defende a reencarnação o livro é: A Física da Alma a Física quântica vem pouco a pouco dando novas provas que demonstra que, às revelações que os espíritos fizeram a Kardec no Livro dos Espíritos são conhecimentos de vanguarda. 

Acompanhe as descobertas da Física e sua comparação com, as respostas que estão impressas no Livro dos espíritos desde 18 de abril de 1857 (primeira edição). 

A mecânica quântica usa o acaso quântico para chegar a leis determinísticas, mas a influência da mente humana como co-participante do experimento, e não como mero observador, gera um grande fator complicador nas experiências. Até que ponto nós temos o poder de influenciar os eventos quânticos? E quando não influenciamos, quem ou o que influencia? 

Questões:

23. Que é o Espírito?
R:- "O princípio inteligente do Universo".

a) - Qual a natureza íntima do Espírito?
R: - "Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.

"Tanto é assim, que os físicos teóricos postulam a existência de uma "partícula", que seria a partícula "fundamental", que ainda não foi encontrada, mas a qual o Premio Nobel da física, Leon Lederman, denomina como a "partícula divina". Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 90% do universo ainda desconhecido.

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?
R: "De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. (supercordas).

79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?
R: "Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material" A época e o modo essa formação se operou que são desconhecidos.

A Teoria quântica das Supercordas.
Vem de encontro à existência de uma "partícula divina consciência" no final da escala das partículas subatômicas, é a teoria das supercordas. Essa teoria foi melhorada e é defendida por um dos físicos teóricos mais respeitados da atualidade Edward Witten, professor do Institute for Advanced Study em Princeton, EUA.
De maneira bastante simples e resumida, a teoria das supercordas postula que os quarks, mais ínfima partícula subatômica conhecida até o momento, estariam ligados entre si por "supercordas" que, de acordo com sua vibração, dariam a "tonalidade" específica ao núcleo atômico a que pertencem, dando assim as qualidades físico-químicas da partícula em questão.

Querer imaginá-las é como tentar conceber um ponto matemático: é impossível, por enquanto. Além disso, são inimaginavelmente pequenas. Para termos uma idéia: o planeta Terra é dez a vinte ordens grandeza menor do que o universo, e o núcleo atômico é dez a vinte ordens de grandeza menor do que a Terra. Pois bem, uma supercorda é dez a vinte ordens menores do que o núcleo atômico.
O que diz o Livro dos Espíritos.

64. Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?
R: "É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio".

a) - Parece resultar daí que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto e sim numa propriedade especial da matéria universal, devida a certas modificações.
R - “Isto é consequência do que dissemos”.

65. O princípio vital reside em alguns dos corpos que conhecemos?
R: “Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o elo existente entre o Espírito e a matéria”.

66. O princípio vital é um só para todos os seres orgânicos?
R: “Sim, modificado segundo as espécies. É ele que lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte, porquanto o movimento da matéria não é a vida. Esse movimento ela o recebe, não o dá”.

Na verdade o que a Física quântica vem revelar, aos Espíritas por todo o mundo já tinha conhecimento, não estou desmerecendo a Física, pois Kardec em A Gênese item 16 afirma: O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao espiritismo sem a Ciência faltaria apoio e comprovação.



Resposta dada no Yahoo por alguém que não se identificou à resposta sobre a relação entre física quântica e espiritismo. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...