27 agosto 2013

FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITISMO

O que é Física Quântica? 
O que é Espiritismo? 
O que uma coisa tem a ver com a outra? 
Tentaremos tirar algumas dessas dúvidas de maneira mais simples.
Foi o cientista e físico Max Planck que introduziu os primeiros conceitos a respeito da Física Quântica, no final do século 19, e hoje bastante desenvolvidos.
Por muitos séculos predominou a chamada Física clássica, Newtoniana, (do físico Isaac Newton), Mecanicista, que, por muitos séculos considerou a matéria como única expressão da verdade física, e os átomos, como corpúsculos materiais indivisíveis, ou seja, como a menor expressão da própria matéria.
Tudo isto foi se alterando com o tempo e com as pesquisas científicas, principalmente a partir da segunda metade do século, que foram mostrando serem os átomos formados por corpúsculos menores ainda, ou seja, um núcleo interior ao átomo, núcleo que, por sua vez, também tem seus componentes, como os prótons e nêutrons, além dos elétrons, que gravitam em torno desse núcleo, á semelhança das órbitas dos astros.
O que aqui queremos e devemos ressaltar é a realidade da existência dos imensos espaços intra-atômicos, dentro dos átomos portanto, que conferem natureza rarefeita á matéria, formada mais de espaços que de corpúsculos materiais propriamente ditos, a ponto de os próprios físicos atuais chegarem a dizer que, na realidade, a matéria não existe, ou seja, tudo são ondas e energias materiais sutis, conhecimentos que deram origem tanto á Física Quântica, quanto á Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, no decorrer do século 20.
Por isso se diz que se pudéssemos espremer ou condensar toda a matéria que constitui uma casa comum, por exemplo, anulando os espaços intra-atômicos, esta casa, caberia dentro de um dedal, desses usados pelas costureiras no dedo.
A Física Quântica trabalha em cima da ideia de que tudo no Universo são ondas e energias de natureza material, mais condensada ou menos condensada. Ora, tais conhecimentos se identificam com aquilo que o Espiritismo sempre ensinou.
O planeta que habitamos, a Terra, é formado por energias materiais muito condensadas, razão pela qual a matéria aqui se apresenta dura, pesada, densa.
Massa material e energia, no entanto se correspondem na mesma realidade física, demonstradas pela equação do físico já citado, o Albert Einstein – : E=m.c2 ( energia é igual á massa, multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado).
A matéria Universal portanto se expressa em infinitas dimensões, como a Ciência está provando, e, corresponde exatamente ao que Allan Kardec afirma nos primeiros capítulos de “O Livro dos Espíritos”, obra básica do Espiritismo, lançada na França em 18 de abril de 1857, obra que deu origem ao Espiritismo.
Mais uma vez vemos teses dessa doutrina, lançadas no século 19 por Allan Kardec, serem confirmadas por pesquisas científicas atuais, dos séculos 20 e 21.
Allan Kardec dava real valor á ciência séria e legítima, e Léon Dennis, seu ilustre continuador, afirmava : “O Espiritismo será científico ou perecerá”.
A Física Quântica refere-se aos “quanta”, que são as unidades (plural) dessa energia material. Ela tem se expressado de modo semelhante ás afirmações científicas do Espiritismo, bem como aos resultados das investigações de inúmeros investigadores do passado recente, como Sir Willian Crookes e Oliver Lodge, na Inglaterra, Ernesto Bozzano e Imoda, na Itália, Scherenk Notzing e J.K. Friedrich Zollner, na Alemanha, no século 19, bem como pesquisadores atuais, como Hernani Guimarães Andrade, no Brasil, Yan Stevenson nos EEUU, o físico indiano e professor na Universidade de Oregon nos EEUU, Amit Goswami, todos dos séculos 20 e 21, além de livros mediúnicos entre eles o “Evolução em Dois Mundos” e “Mecanismos da Mediunidade”, do médico André Luiz, recebidos pelo médium Chico Xavier, com referências claras a respeito dessas sutilezas da ciência, mas exigindo determinados conhecimentos científicos para serem bem compreendidos.
Espiritismo e Física Quântica portanto são aspectos importantes da grande verdade que todos procuramos, verdade que, nas palavras de Jesus, nos libertará.
O futuro próximo nos trará oportunas realizações no campo material, mas, principalmente, no extraordinário e ainda pouco conhecido, campo espiritual, que Allan Kardec, e tantos outros mensageiros de Jesus, felizmente, abriram e fecundaram aqui na Terra, escola abençoada do espírito, mas que ainda tem muito que progredir.


Ciro Francisco Amantéa



Um comentário:

  1. Gostei do blog! Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...