03 julho 2015

O PÁSSARO NA GAIOLA

Era uma vez um passarinho que viveu 6 meses numa gaiola. Esse pássaro estava ansioso em retomar a sua liberdade. Certo dia, seu dono abriu a gaiola e, num momento de descuido, o pássaro conseguiu escapar. Ele queria muito a liberdade e a conseguiu.
Havia outro pássaro que permaneceu quase 2 anos numa gaiola. Esse pássaro também queria fugir e voltar a ser livre, mas como já estava um pouco acostumado à prisão, não tinha tanta disposição em escapar quanto o outro pássaro.
Havia também um terceiro pássaro que estava aprisionado numa gaiola. Ao contrário dos outros dois pássaros, ele estava preso há 10 anos. Seu dono abria a gaiola frequentemente, mas o pássaro não fugia. Ele estava tão acostumado com a vida da prisão que nem lembrava mais de como era a liberdade. Como viveu a vida inteira no cativeiro, mesmo com a porta totalmente aberta por muito tempo diante dele, não era capaz de fugir, pois já não tinha consciência de que estava preso. Para ele, todo o cosmos era aquela gaiola.
O mesmo ocorre com os seres humanos. Estamos há tanto tempo e tão acostumados a viver presos, que esquecemos da liberdade verdadeira. Não mais buscamos nos libertar do cativeiro do mundo e do corpo físico, pois não sabemos que estamos presos; estamos há tanto tempo aprisionados, que nem sequer vemos ou sentimos mais o cárcere. Para nós, a prisão é algo natural e nada há além dela.
É necessário que o ser humano se liberte dos condicionamentos do mundo, das crenças limitantes e dos desejos que cerceiam a liberdade de nossa alma. Somente quando superarmos os nossos limites e os limites do mundo é que poderemos lembrar da infinita liberdade espiritual a que todos os seres podem ter acesso.
(Hugo Lapa)

Um comentário:

  1. Sonia boa tarde li ,
    e hoje mesmo estava eu pensando que estou a 35 anos vivendo uma situação parecida e como nos limita a pensar , ser feliz totalmente e as vezes não podemos dar fim a isto .
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...