16 outubro 2010

NÃO SE DEIXE SOTERRAR

Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua pequena fazenda.
 Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.
 O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá.
 O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas, pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.
Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo.
O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o cobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.
No entanto, à medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia, derrubava-a no chão e ia pisando sobre ela.
Logo, os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente, conseguiu sair.

Algumas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre.
É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença.
Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade.
Afinal, se nos permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções: ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo, ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre.
É importante que, se estamos nos percebendo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir.
Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, nosso Pai celestial, do qual podemos nos aproximar através da oração.
E a oração é uma poderosa alavanca de que podemos lançar mão a qualquer momento e em qualquer lugar.

Jesus nos recomendou oração e vigilância.
A vigilância constante pode nos poupar de muitos dissabores, pois quem está atento facilmente percebe a investida de sentimentos perigosos que podem nos infelicitar.
É a chegada silenciosa de uma desilusão, da inveja, do orgulho, da soberba, da solidão e de outros tantos detritos que pesam em nossa economia moral e tendem a nos levar para o abismo.
A oração é recurso precioso que nos permite as forças necessárias para resistir a todas as investidas menos felizes.
Por isso, vale a pena meditar sobre os sábios conselhos do Mestre de Nazaré, pois eles podem nos ser muito úteis na conquista da felicidade que tanto desejamos.

 Extraído do site Comunidade espirita  -  http://www.comunidadeespirita.com.br/

15 outubro 2010

REFORMA ÍNTIMA EM SEIS PERGUNTAS:


1ª - O que é a Reforma Intima?
A Reforma Intima é um processo contínuo de autoconhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.

 
2ª - Por que a Reforma íntima?

Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.

 

3ª - Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.

 

4ª - Onde fazer a Reforma íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressada-mente com serviços ao próximo.

 

5ª - Quando fazer a Reforma Intima?
O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

 

6ª - Como fazer a Reforma íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é o ingresso numa Escola de Aprendizes do Evangelho, cujo objetivo central é exatamente esse. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Intima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.

Do site : COMUNIDADE ESPIRITA - http://www.comunidadeespirita.com.br/Por : Ney Prieto Peres

14 outubro 2010

APRESSADO E MAL AGRADECIDO

Felipe Madeira é apressado em tudo o que faz. 
Por isso, é conhecido na cidade (e até no centro espirita que frequenta) 
como "o apressadinho". Por força disso, vive num mundo só dele, 
onde prevalecem o tempo e a determinação dele.
Muitos compromissos assumidos têm que ser remarcados, 
pois a tolerância de espera dele é de no máximo cinco minutos. 
Como a "marca registrada" do brasileiro não é a "pontualidade britânica", 
as pessoas geralmente costumam atrasar-se quinze, 
vinte minutos e até meia-hora, do tempo especificado.
Até nos fatos espirituais, Felípe Madeira demonstra a sua impaciência. 
Quando lhe pedem: "espere um minutinho, por favor", 
ele conta no relógio o minutinho. 
E não espera mais do que isso. 
Tudo tem que ser milimetricamente correto, como manda o figurino.
Há um fato que mostra bem esse detalhe. 
Certa vez, após proferir palestra em um centro espírita, 
ele passou no supermercado. Contudo, não encontrava 
uma vaga no estacionamento. Contrariado, roía as unhas, 
esfregava as palmas das mãos, coçava os cabelos, 
numa atitude de puro nervosismo.
Concentrando-se e procurando acalmar-se, 
finalmente apelou para Deus:
"Ó Deus, Pai e Senhor onipotente! Olhai por mim, Senhor! 
Fazei com que surja-me uma vaga e eu prometo, 
de agora por diante, corrigir-me desta minha ansiedade, 
desta minha falta de calma, desta minha pressa, 
em todos os momentos da minha vida!"
Coincidência ou não, surge uma vaga, como que inesperadamente, 
numa prova inequívoca de que quando agimos com calma, 
tudo se resolve, e que não adianta se desesperar 
nem apressar-se sem mais nem menos, 
pois o desespero e a falta de calma somente nos desgasta, 
fisica e espiritualmente.
Esquecido dos rogos que fizera a Deus 
e do fato surpreendente do surgimento da vaga, 
numa flagrante atitude do ser mal-agradecido, 
ou daquele que vulgarmente se costuma 
denominar que "cuspiu no prato que comeu", 
Felipe Madeira ergueu os olhos para o céu, 
como quem responde para Deus, e disse:
"Pode deixar, eu já encontrei!" 

Autoria -  Ciço di Niro 
Extraído do site Comunidade espirita  -  http://www.comunidadeespirita.com.br/ 

13 outubro 2010

CONQUISTAS INDIVIDUAIS

"Eu não consigo, por mais que tente. Para mim é impossível."
Essas são frases que podemos ouvir vez ou outra e que, em essência, não traduzem a verdade.
Não há obstáculos intransponíveis ou insuperáveis ao ser humano que verdadeiramente anseie por vencê-los.
Recordamos de Mabel Hubbard que aos quatro anos de idade teve um violento ataque de escarlatina e se tornou apática e calada.
Alguns dias depois, a criança reclamou: "por que os pássaros não cantam? Por que vocês não falam comigo?"
As perguntas cortaram o coração dos pais que, só então, perceberam que a enfermidade deixara sua filha completamente surda. Mas ela tinha uma vantagem sobre as demais crianças que nasciam surdas. Ela sabia falar. Como preservar isso era o grande desafio para seus pais.
O diretor de uma escola para cegos, em Boston, lhes disse que eles poderiam preservar a fala da filha, desde que a obrigassem a falar sempre, que jamais aceitassem gestos. Que eles a ensinassem pela vibração.
Fizessem-na sentir a garganta, o ronronar do gato, o piano. E ler o movimento dos lábios.
Assim foi, embora fosse doloroso por vezes não dar à criança o leite que apontava insistente. Não, até ela pedir: quero leite. Ou então fingir que não estavam vendo seus gestos desesperados para ir passear, até que ela falasse: "quero ir passear. Quero sair."
Quatro anos depois, Mabel estava adaptada em todos os aspectos à vida normal. A professora que ensinava suas outras irmãs a ela também o fez. Ela aprendeu a ler, escrever, soletrar.
A outra batalha que seus pais precisaram superar foi com o próprio legislativo estadual. Naquela época as crianças surdas, ao atingirem 10 anos de idade, eram simplesmente despachadas para asilos no estado vizinho.
E o pai, advogado, começou a lutar para que se elaborassem leis para a criação de escolas para surdos. A própria Mabel foi levada frente a uma comissão a fim de provar que crianças surdas tinham capacidade de aprendizado.
Um dos funcionários afirmou que a recuperação da fala pela criança surda custava mais do que compensaria ouvi-la falar. Além do que, concluía, mesmo que o surdo dissesse algumas palavras, por maior que fosse o êxito atingido na articulação das palavras, a sua inteligência continuaria sempre em trevas.
Mabel derrubou as afirmativas, demonstrando seus conhecimentos de história, geografia, matemática, respondendo às questões que lhe foram formuladas e lendo de forma fluente.
Nada intimidou a menina. Ela fora criada numa família com muitos parentes. Estava acostumada a viver em meio a muita gente.
Ao lhe perguntarem se era surda, ela olhou para sua professora e, intrigada, indagou: "senhorita, o que é uma criança surda?"
Até então não percebera que era diferente.
Essa criança se tornou mais tarde a esposa de um homem que desde sua meninice vivia às voltas com o som: Alexander Graham Bell.
Tornou-se uma pessoa excepcional. Era alegre, espirituosa, imensamente cativante. Durante quase 50 anos ela amparou e inspirou seu brilhante e excêntrico marido, o inventor do telefone. 
Seleções do Rider’s Digest, julho 1963 - Ouve, meu amor

12 outubro 2010

"DESAFIO"

Recebi esse desafio da queridíssima Lucivania do blog
http://pereirapequeno.blogspot.com/ , para fazer um auto retrato, baseado em 21 questões prévias e, desafiar quem o ler, a proceder de modo igual.

Achei interessante as perguntas e resolvi aceitar. Vamos então às questões.

1 - Se me dou bem com a minha sogra?
Confesso que a minha primeira não foi minha melhor experiência, talvez por não ter muito jogo de cintura. Já a segunda , foi maravilhoso enquanto pudemos conviver. Explorei toda experiência adquirida na primeira vez para não cometer os mesmos erros e tudo foi simplesmente ótimo.

2 - Qual o seu desafio?
Meu próximo desafio que pretendo iniciar em Janeiro de 2011 ou fevereiro,  uma faculdade pela internet. Estou analisando que curso escolher.

3 - O que diria a seu chefe se ganhasse a Loteria?
Hoje nada, porque estou sendo minha própria chefe.

4 - Que farias se descobrisses que alguém te está mentindo?
Detesto mentira, percebo que mesmo mínima pode se transformar em problemas bem piores e maiores.

5 - Se tua casa sofre um incêndio e apenas podes salvar uma única coisa, que salvarias?
Material não seria nada, espere os dvs que contém armazenados todas as minhas fotos.
Se fosse pessoas seriam 2, meu marido e minha filha.
6 - Entras num local com muita gente, que fazes?
Ficaria super bem, porque adoro estar entre muitas pessoas, ainda mais se conhecer algumas delas, aí me segure. Gosto ce conversar e conhecer pessoas novas. 

7 - Vês um recipiente meio cheio ou meio vazio?
Sempre meio cheio.
Porquê?
Porque aprendi a duras penas, que nem sempre é o que parece, mesmo que esteja muito ruim.

8 - Encontras uma lamparina mágica. Que 3 desejos pedes?
Penso que já tenho mais do que necessito. Acho que tudo está no seu lugar, isto não significa que não queira mais nada. Mas como está, está ótimo.

9 - O que te levou a criar um blog?
Fui pesquisando na internet os blogs e gostei da forma como eram escritos, das mensagens e principalmente os espíritas. Como havia iniciado um grupo de evangelização espírita, na Casa Assistencial achei interessante iniciar algo onde pudesse desenvolver algo dentro do que estava me propondo, mas estou surpresa com o rumo das coisa, pois está alcançando outros objetivos, bem mais ampplos dos estabelecidos. Tornou-se um espaço de conexão e troca de sentimentos e sintonia que não esperava sinceramente, e por isso venho de público agradecer a todos que de alguma forma entra em contato comigo. 

10 - Se fosses um dinossauro como te chamarias?
Essa é boa! Tiranosonia Rex.

11 - Você mudaria algo no seu passado?
Aconteceram muitas coisas boas e muitas ruins. Mas não me arrependi de nenhuma delas, tenho comigo, que tudo fez parte de uma vontade maior onde pude melhorar como ser humano em evolução.
12 - Qual é o teu sonho?
Sempre sonhar,  principalmente de olhos abertos.


13 - O que de mais vergonhoso fizeste?
Não sinto vergonha do que fiz ou faço, porque sempre penso e analiso muito antes de tomar qualquer atitude.

14 - Se fosses um animal, qual serias?
Com certeza um cavalo, adoro estes animais.

15 - O que nunca farias por dinheiro?
Nada. Não sou apegada a nada. Isto não quer dizer que não goste do que é bom, mas sou simples, apesar de mtuitas pessoas acharem que sou mais do que realemente sou.

16 - Oquê ou quem é capaz de tirar-te do sério?
Me excluirem sem razão aprente, sabe ser ignorada.

17 - O que fizeste em tua vida de que tenhas tanto orgulho?
Meus filhos.
Vou fugir - Encontrado meu príncipe encantado.

18 - Como gostarias de te enamorar?
Sou eternamente enamorada.

19 - Com que personagem famoso ou não famoso, gostarias de parecer-te?
Sinceramente nunca pensei ou penso neste tipo de cooisa.

20 - O que mais prezas na vida?
O amor de minha familia e amigos.

21 - O que significa PAZ para você?
PAZ é poder colocar a cabeça no travesseiro e ter o sentimento de dever cumprido naquele dia.


Agora, tenho que propor uma nova pergunta para que a cadeia siga e se vão juntando perguntas novas de blog em blog…
22 - Você costuma reservar um tempo só pra você?
Tento todos os dias implantar um plano neste sentido mas nem sempre consigo.
A meditação mesmo que interronpida por alguns dias é uma das minhas melhores formas de relaxamento. Outro, é mais firme, alguns minutos antes de dormir, faço um levantamento do dia e planejo o que se inicia com o dia de amanhã e se extende até quanto eu possa pensar. 

Eis os meus indicados:

Mari do blog http://mari-meucantinhodesonhar.blogspot.com/
Sonia http://soniasilvinoreflexoes.blogspot.com/
Juliana do blog http://altruismonanet.blogspot.com/
Rosan do blog http://rosan-estmulos.blogspot.com/
Jakeline do blog http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

Crinhoso abraço e muita luz e paz para todas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...