03 agosto 2012

SEXO NOS ESPÍRITOS


Desde o mais elevado até o mais humilde, todos vós possuís, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.
É um fato que tendes podido constatar muitas vezes: o homem mais abjeto, o mais vil, o mais criminoso, tem por um ser ou um objeto qualquer uma afeição viva e ardente, à prova de todas as vicissitudes, atingindo frequentemente alturas sublimes.
Para praticar a lei do amor, como Deus a quer, é necessário que chegueis a amar, pouco a pouco, e indistintamente, a todos os vossos irmãos. A tarefa é longa e difícil, mas será realizada. 

"o amor cobre uma multidão de pecados"; como podemos entender essa colocação?

O amor é força inexaurível e renova-se sem cessar e enriquece aquele que dá e aquele que recebe. Como ainda somos espíritos imperfeitos, estamos constantemente nos equivocando quanto as nossas atitudes, e necessitando repará-las. De que forma? Através do arrependimento sincero e do desejo igualmente sincero em não incorrer mais nos mesmos equívocos. Quando disse Jesus que "o amor cobre a multidão de pecados", quis dizer que nos determos no remorso e na culpa já que estes são sentimentos que nos paralisam e nos impedem de crescer. Por exemplo: A mulher que já fez dez abortos. Ela continua sendo amada por Deus da mesma forma como se não tivesse praticado. No entanto para se sentir em paz consigo mesma, com sua consciência (que decerto a cobrará) buscará recursos na prática do amor aos seus semelhantes. 

SEXO NOS ESPÍRITOS

Pergunta n.º 200 de O Livro dos Espíritos – Os Espíritos têm sexo? 
– Não como o entendeis, porque os sexos dependem da constituição orgânica. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos.

Deduz-se daí, e com a contribuição do Espírito André Luiz, que a sede real do sexo não se acha no veículo físico, mas na estrutura mais complexa da entidade espiritual.
No âmbito da Doutrina Espírita, a maioria da população terrestre trás consigo dramas e problemas não resolvidos de outras encarnações, de modo que todos nós, indistintamente, devemos ter muito cuidado em nossa análise e comentários sobre o assunto.
Nesse sentido, o homossexualismo, o celibato, a transexualidade devem ser vistos com moderação e respeito.



AMOR

O sexo, muitas vezes, é tomado como sinônimo de amor.
O amor é muito mais amplo, pois representa a totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam as nossas ações para a produção do bem.
É como aquele sol ardente que fecunda e reúne em um único foco todas as aspirações humanas e sobre humanas.
O amor não reclama, não exige, não se apodera.
Quem verdadeiramente ama está sempre pronto a doar-se, a renunciar aos seus desejos e até à sua própria personalidade se as circunstâncias assim o exigirem.

CRIAÇÃO

O instinto sexual liga-se à co-criação. Há a co-criação em plano maior e co-criação em plano menor. Em plano maior, observa-se o trabalho dos Espíritos superiores a produzirem novos mundos; em plano menor, é a proliferação da espécie humana.
A co-criação é um direcionamento das forças sexuais da alma para um determinado fim.
Quanto mais animalizado for o Espírito, mais tenderá para os gozos sensíveis. Conforme for depurando o instinto sexual, mais tenderá para a sua integração com a Humanidade.
Nesse "status quo" o amor assume dimensões mais elevadas tanto para os que se verticalizam na virtude como para os que se horizontalizam na inteligência.
Objetivo maior é a sublimação do instinto sexual.

7. CONCLUSÃO

 Sublimemos o instinto sexual, dilatando o amor ao infinito. Mantendo-nos firmes neste propósito, verticalizaremos substancialmente as virtudes de nossa alma.



8. FONTE DE CONSULTA
XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.

CURTI, R. Espiritismo e Reforma Íntima. 3. ed., São Paulo, FEESP, 1981.

2 comentários:

  1. Sim, concordo com a questão do respeito a sexualidade, mesmo porque não podemos julgar ninguém pois sabemos que o espírito em si não tem sexo, ele a cada reencarnação usa o veículo físico que mais lhe ajudará a resgatar ou a cumprir determinada missão. Ora homem, ora mulher daí a causa de tantos problemas e conflitos.Assunto de grande interesse e requer muito estudo, o sexo nos espíritos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Denise, é por respeitar os direitos alheios que coloquei esta postagem. Quando conseguirmos este respeito, não só no assunto sexualidade, entenderemos que o mais importante vem do espírito e não do material.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...