24 junho 2012

ENCARNAÇÃO NOS DIFERENTES MUNDOS

180. Passando deste planeta para outro, conserva o Espírito a inteligência que aqui tinha?
"Sem dúvida; a inteligência não se perde. Pode, porém, acontecer que ele não disponha dos mesmos meios para manifestá-la, dependendo isto da sua superioridade e das condições do corpo que tomar." (Veja-se: "Influência do organismo". cap. VII, para 2ª.)


181. Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos?
"É fora de dúvida que têm corpos, porque o Espírito precisa estar revestido de matéria para atuar sobre a matéria. Esse envoltório, porém, é mais ou menos material, conforme o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. É isso o que assinala a diferença entre os mundos que temos de percorrer, porquanto muitas moradas há na casa de nosso Pai, sendo, conseguintemente, de muitos graus essas moradas. Alguns o sabem e desse fato têm consciência na Terra; com outros, no entanto, o mesmo não se dá."



182. É-nos possível conhecer exatamente o estado físico e moral dos diferentes mundos?
"Nós, Espíritos, só podemos responder de acordo com o grau de adiantamento em que vos achais. Quer dizer que não devemos revelar estas coisas a todos, porque nem todos estão em estado de compreendê-las e semelhante revelação os perturbaria."



Comentário de Allan Kardec
À medida que o Espírito se purifica, o corpo que o reveste se aproxima igualmente da natureza espírita. Torna--se-lhe menos densa a matéria, deixa de rastejar penosamente pela superfície do solo, menos grosseiras se lhe fazem as necessidades físicas, não mais sendo preciso que os seres vivos se destruam mutuamente para se nutrirem. O Espírito se acha mais livre e tem, das coisas longínquas, percepções que desconhecemos. Vê com os olhos do corpo o que só pelo pensamento entrevemos.
Da purificação do Espírito decorre o aperfeiçoamento moral, para os seres que eles constituem, quando encarnados. As paixões animais se enfraquecem e o egoísmo cede lugar ao sentimento da fraternidade. Assim é que, nos mundos superiores ao nosso, se desconhecem as guerras, carecendo de objeto os ódios e as discórdias, porque ninguém pensa em causar dano ao seu semelhante. A intuição que seus habitantes têm do futuro, a segurança que uma consciência isenta de remorsos lhes dá, fazem que a morte nenhuma apreensão lhes cause. Encaram-na de frente, sem temor, como simples transformação.
A duração da vida, nos diferentes mundos, parece guardar proporção com o grau de superioridade física e moral de cada um, o que é perfeitamente racional. Quanto menos material o corpo, menos sujeito às vicissitudes que o desorganizam. Quanto mais puro o Espírito, menos paixões a miná-lo. É essa ainda uma graça da Providência, que desse modo abrevia os sofrimentos.

183. Indo de um mundo para outro, o Espírito passa por nova infância?
"Em toda parte a infância é uma transição necessária, mas não é, em toda parte, tão obtusa como no vosso mundo."
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1995.


Tenho pensado e lido muito à respeito deste assunto nos últimos dias e por uma razão maior, este texto foi-me enviado pelo site reflexão espírita reflexaoespirita@yahoogrupos.com.br .


A pergunta mais importante seria sobre a infância, a necessidade dela para o adiantamento dos espíritos, seja ela em que mundo for. Reforçando ainda mais  o desejo de que mais vidas sejam beneficiadas com a oportunidade da existência.

ABORTO, NÃO!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...