28 outubro 2010

SABEDORIA

A sabedoria é bênção que não chega total e completa para ninguém.
No transcurso das diversas existências cada Espírito desenvolve a escala de valores morais que lhe cumpre atender, harmonizando o conhecimento com o sentimento, o intelecto com a emoção, a razão com a bondade.
Trata-se de um empreendimento de longo e demorado curso, que se origina interiormente e se expande preenchendo os espaços mentais e emocionais do ser.
Ninguém é o que aparenta.
A sabedoria encontra-se em germe em todos os indivíduos, aguardando os fatores que lhe propiciem a exteriorização das possibilidades latentes, que se transformarão em atitudes e comportamentos superiores.
Semelhante a uma semente, é invisível o seu fanal, que o tempo desvela e permite agigantar-se, alcançando a finalidade essencial.
Quem contemple uma semente, jamais poderá perceber o milagre que oculta.
Ninguém vê o vegetal em que se transformará, as flores que espocarão perfumadas, os frutos saborosos ou não que se apresentarão multiplicados, as futuras sementes...
Imprescindível esperar que os fatores mesológicos e a intimidade do solo façam brotar a plântula que oculta, a fim de tornar-se a realidade que se encontra adormecida.
Na juventude, quando irrompem as energias dominadoras, a arrogância predomina em a natureza humana, tornando o indivíduo, não raro, exigente, intolerante, agressivo. À medida que as experiências exornam o caráter com paciência, a sabedoria se apresenta nas suas primeiras manifestações, que podem ser identificadas como humildade, gentileza, compreensão, tolerância...
Essa operação ocorre no ser interior, que se torna compassivo e generoso, por compreender que as criaturas são diferentes e transitam em níveis de desenvolvimento intelecto-moral muito diversificados.
Muitas vezes, é dolorosa, porque exige humildade e coragem para reconhecer-se quando se está errado e se deve pedir desculpas.
Todos erram, aprendendo por meio das experiências perturbadoras como não reincidir no desequilíbrio.
A imaturidade psicológica, porém, tem dificuldade em reconhecer os próprios equívocos e teimosamente busca defendê-los mediante recursos pouco lisonjeiros.
Quando se vai despojando das injunções da ignorância e da presunção, descobre a felicidade de ser autêntico, de poder identificar os enganos e repará-los, não se afligindo com a aparência, que é sempre secundária no seu processo de crescimento interior.
A sabedoria aumenta na razão direta em que a consciência humanista se desenvolve e percebe a finalidade da sua existência no mundo.
Divaldo Pereira Franco. Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Extraído da Revista Reformador de Agosto de 2004.

5 comentários:

  1. Oiee linda......passei aqui pra dizer o quanto vc e sua familia são especiais para nós, e agradecer por fazerem parte das nossas vidas...bjos Di e Xande

    ResponderExcluir
  2. Olá querida.
    Fabuloso este texto...
    Acredito muito que através do amadurecimento, vamos aflorando tudo que se encontra em nosso "SER".
    Cada fase da nossa vida, vamos despertando qualidades e transformando nossas atitudes.
    É lindo este processo de crescimento espiritual, aonde a Sabedoria vem chegando aos poucos para o nosso discernimento.
    Linda mensagem, amei.
    Um grande beijo em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir
  3. SÔnia,

    Belíssimo texto.

    Está aí uma coisa que peço sempre a Deus: SABEDORIA.

    Bjo,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  4. Um dia radiante de AMOR E LUZ para sua família!

    Eliane.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...