05 setembro 2009

ANTE À JUVENTUDE


Jovem, não é apenas aquele que dispõe de aparelhagem fisiológica nova. A juventude é estado interior que resulta do otimismo e da elevação a que se vincula o homem, inspirado pela indestrutibilidade do espírito - única segurança para quem empreende a tarefa da própria paz.
Jovens há que envelheceram nos compromissos negativos e não podem recomeçar, amargurados e amargurantes como se encontram. Enquanto outros, idosos, estão rejuvenescidos pelo ideal que esposam sem envelhecerem na caducidade dos propósitos em que insistem.
Corpo jovem não indica posição ideal da vida, antes é compromisso para com a própria evolução.
Espíritos amadurecidos no bem, em se emboscando nos corpos, refletem na indumentária de que se utilizam para avançar as condições de equilíbrio e sensatez, com que impulsionam a máquina do progresso. O mesmo ocorre com os espíritos em experiências iniciais da programática evolutiva, que apenas exteriorizam
as paixões do instinto e as expressões da forma sem maiores vôos para as elevadas aspirações.

Não cogites, pois, de considerar pelo corpo o valor do homem. Enquanto se pode marchar sem remorsos nem constrições mantém-se a juventude, possui-se a condição de mocidade para sustentar a jornada.
Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Florações Evangélicas. Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Capítulo 45. Salvador, BA: LEAL.

Um comentário:

  1. Sônia. Como sempre, os seus textos são de alto conteúdo. Hoje passei aqui para lhe dizer que deixei um selinho de presente lá no meu blog. Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...