20 maio 2009

INSTRUÇÕES PARA TRABALHAR COM IMAGENS E MENTALIZAÇÕES

Exercícios rápidos com a imaginação pode ser uma forma eficiente de aliviar estados emocionais desagradáveis.
Mas preste atenção porque existe uma maneira de fazer estes exercícios:

Esteja sempre sentada (o) com os pés bem apoiados no chão.

Esteja com os olhos fechados e só os abra no final do exercício.

Não toque em nenhuma parte do corpo enquanto faz o exercício, mesmo que a instrução do mesmo sugira isso. É para fazer tudo com a imaginação.

Pratique respirações lentas e suaves, primeiro expirando pela boca e depois inspirando pelo nariz.

Nunca faça estes exercícios dirigindo ou fora de um ambiente calmo e seguro onde você possa estar protegida (o).

Faça um tema de cada vez por, no mínimo 21 dias, ao acordar e antes de deitar.

EXERCÍCIO DO PERDÃO

O PERDÃO tudo cura, tudo aplaca, tudo ilumina. Saber perdoar é saber libertar. É como abrir uma gaiola e permitir que o pássaro voe feliz para a imensidão do céu. E, perceber que, se ele realmente os ama, virá pousar no nosso ombro quando precisar descansar. Na minha prática tenho notado que as pessoas custam muito a perdoar. O ressentimento que fica martelando no coração tem causado muitas taquicardias por este mundo afora. As pessoas perdem o sono, a alegria, a vontade de viver porque estão agarradas as causas que poderiam muito bem ser resolvidas apenas com uma ação: perdão.
Com este exercício você poderá pedir e oferecer perdão a todos que quiser, usando para isso apenas a sua imaginação.

Sentado, feche os olhos e veja, sinta, perceba ou imagine a pessoa que quer perdoar bem na sua frente. Veja esta pessoa toda enrolada em arame farpado. Perceba o quanto ela está ferida e imóvel. Aproxime-se desta pessoa e com uma tesoura de ouro vá cortando o arame farpado que aprisiona esta pessoa. Corte pedaço por pedaço até a livrar completamente desta armadilha. Cure as feridas da pele dela e leve esta pessoa para um rio de águas claras e cristalinas. Lave esta pessoa nestas águas correntes. Ofereça a ela uma roupa nova e veja esta pessoa, agora completamente livre e curada.
E sabendo que esta pessoa é você, abrace-a, respire e abra os olhos.

EXERCÍCIO PARA A RAIVA

Agora vamos falar de um sentimento verdadeiramente destruidor: o ódio - ou raiva. Geralmente falamos estas duas palavras de uma só vez. Estão conectadas. Você sabe que quando sentimos raiva ou ódio ficamos cegos. Uma agitação interna se inicia de forma rápida e intensa e nossos hormônios começam a circular rapidamente pelo corpo. Ficamos vermelhos, quentes ou frios, nossos olhos ficam nublados e o mundo pára ao nosso redor. Nossa raiva vira nosso imperador. Queremos matar. Nosso instinto primitivo surge como se estivéssemos frente a frente com um dragão. O ritmo da nossa respiração muda e uma enxurrada de energia descontrolada vaza pela nossa boca.
Perdemos a razão, a consciência e podemos pôr tudo a perder.
Se você é vítima da sua raiva e do seu ódio, tente fazer este exercício pelo menos 3 vezes ao dia por 3 meses.

Veja, sinta, perceba sua raiva como um incêndio que consome uma floresta. Ouça o barulho dos galhos estalando ao se soltarem dos troncos, o grito dos animais desesperados ao serem queimados pelas línguas de fogo; veja o céu sendo coberto por nuvens negras de fumaça. Respire uma vez e veja então milhares de bombeiros se aproximando e com poderosas mangueiras de água fria apagando o fogo. Agora que o fogo foi controlado e tudo volta ao normal, respire e abra os olhos.

EXERCÍCIO PARA A SOLIDÃO
Tenho ouvido muitas pessoas se queixarem de solidão. E a maioria destas pessoas não está na terceira idade. São jovens - até adolescentes - que não conseguem encontrar uma turma, ou mesmo alguns amigos e especialmente o verdadeiro parceiro ou parceira que lhes complete e agrade. Claro que muito disso tem a ver com o mundo em que vivemos, com a violência das grandes cidades, com a indústria da beleza que forja a cada dia ídolos perfeitos que nos tornam, comparativamente, pessoas imperfeitas e projetadas para fora deste mundo de ilusões.
Criei para vocês que sentem solidão, um exercício que tem funcionado muito.
Se quiser tentar é só sentar, fechar os olhos, respirar lentamente três vezes...

Veja, sinta, ouça, imagine ou faça de conta que você está sentado numa praia de frente para o mar. Observe o mar e veja como ele está seco. Sem água, sem barcos, sem peixes, sem pessoas, sem vida. Esta imagem representa a solidão. Respire uma vez e sabendo que você tem o poder de transformar, veja este mar repleto de água, de barcos, de peixes, de pessoas e de vida. Entre neste mar e participe então desta festa. E sabendo que você não está mais sozinho, respire e abra os olhos.

EXERCÍCIO PARA O DESAPEGO
Outro incêndio na nossa alma é a CULPA. Sentir culpa é sentir-se devedor de algo ou alguma coisa a alguém. A culpa talvez seja a pior e mais devastadora doença da alma. Ela é aquela luz vermelha que fica piscando no barco da vida mesmo quando ele navega águas serenas e tranqüilas. Sentimos que tudo está bem, mas, lá no fundo... Nem tudo está bem. A culpa é um mecanismo de controle externo que nos foi imposto desde o nosso nascimento por uma memória judaico-cristã, de que há um olho imenso observando e punindo todos os nossos atos. Somos julgados por tudo e por todos e nossas ações passam a ser controlados pelos que nos rodeiam visíveis ou invisíveis, tirando nossa liberdade e nosso poder de sermos felizes.
Acabar com a culpa não é fácil, mas aqui vai um exercício que pode ajudar.

Veja, imagine ou faça de conta que você entra num grande círculo de terra batida tendo no centro deste círculo uma imensa fogueira. Veja ao seu redor muitos gravetos e escreva nestes gravetos as situações de culpa que sente. Vá jogando um a um dentro da fogueira olhando bem para ter a certeza de que todas as suas culpas foram queimadas. Então saia deste círculo de terra, dê as costas para a fogueira, ande um pouco e encontre uma cachoeira de águas limpas e cristalinas. Tire sua roupa e suba por esta cachoeira sentindo a água lavar todo o seu corpo. Lá no alto, abra seus braços para o sol e faça as pazes com tudo e todos, perdoando você. Então vista a roupa nova que está aos seus pés e caminhe em direção à estrada da luz. Então respire e abra os olhos.

EXERCÍCIO PARA A DÚVIDA
A DÚVIDA tem o mesmo poder devastador da culpa. Certo o ditado que diz, mais vale uma má escolha do que não escolher. Isso porque a dúvida consome muita energia da nossa mente impedindo que usemos toda a nossa força para focar a oportunidade que temos pela frente e caminhar para ela. A dúvida nos prende ao que já conhecemos impedindo que arrisquemos novas situações, fazendo com que, muitas vezes, nosso crescimento como seres humanos seja estancado pelo medo de não acertar ou escolher o pior, ou mesmo ter que sair de uma situação cômoda. Se você sente dúvidas, aqui está um exercício que pode ajudá-lo:

Pensando na dúvida que está vivendo, veja, imagine, perceba ou faça de conta que na sua frente existem sete portas fechadas. Conte estas portas e decida-se por uma delas. Vá correndo em direção dela e abra esta porta. Veja ou imagine então uma estrada clara e perfeita. Entre nesta estrada iluminada e imagine na sua frente a melhor imagem daquilo que busca na vida. Então respire e abra os olhos quando puder.

EXERCÍCIO PARA CONTROLAR O MEDO

Começando pelo MEDO, gostaria de lembrar que o medo tem, como tudo na vida, sua face positiva. É ele, por exemplo, que nos impede de atravessar apressadamente uma avenida movimentada. Mas, na sua face negativa, o medo nos paralisa, emitindo falsos alarmes de que nossa vida corre perigo. E sentimos medo de sair de casa, de andar na rua, de freqüentar lugares, de estar com pessoas, de iniciar ou romper um relacionamento. Tudo e todos passam a ser uma grande ameaça, fazendo de nossas horas verdadeiros momentos de descarga de emoções negativas.Se este é o seu caso, sugiro que faça este exercício ao acordar e ao deitar, por 21 dias.Vamos lá?

Sentado, feche os olhos, respire 3 vezes lentamente e lembre-se que sua intenção é pôr fim ao medo. E veja, sinta, perceba ou imagine que você está andando num imenso parque onde se sente pequenino e imagine que um dinossauro gigantesco vem se aproximando de você. Respire uma vez e sabendo que esta espécie cruel, predadora e destruidora simboliza seu medo, veja ou imagine um poderoso raio exterminador vindo do céu. Este raio fulmina o dinossauro e no seu lugar coloca um animal-guia que conduz você até um lugar seguro. Sentindo-se livre do medo e protegido pelo seu animal-guia, respire e abra os olhos quando puder.




2 comentários:

  1. Olá Sônia! Vim agradecer tuas palavras tão carinhosas e adorei o que vi aqui!
    Que bom, amiga, que a Doutrina Espírita se propague também pelo mundo virtual, transmitindo consolações reais.
    Espaços como esse, fazem a diferença na construção de um mundo bem melhor.
    Passei por uma fase bem difícil na minha vida, tive a tão falada Síndrome do Pânico. E além dos tratamentos médico e espiritual, exercícios de meditação, interiorização, como estes que você mostra no post, me ajudaram muito.
    Certamente irão ajudar também, quem tiver a oportunidade de os lê e praticar.
    Muita paz no teu coraçãozinho. Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o seu blog de alto conteúdo espiritual, que só nos leva ao crescimento moral. Por isso, quero compartilhar com você um selo, que se encontra no meu blog. Passe por lá para pegá-lo. Espero que goste. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...